« Voltar
em carreira

Seja legal com seus colegas de trabalho.

Saiu uma série nova no Netflix essa semana chamada 13 Reasons Why, ou, no bom português, 13 Razões Porque.

(Sem spoiler aqui) A série é sobre uma jovem americana que comete suicídio e, em treze episódios, ela conta treze razões do porque fez isso. A série é muito boa e eu e minha esposa maratonamos ela em um fim de semana. Mas também é muito pesada.

Os personagens da série são bem diferentes de mim (e provavelmente de você): adolescentes de 16-18 anos, descobrindo a vida, fazendo merda e sofrendo consequências.
Mas, na minha opinião, essa série não é feita para o público adolescente necessariamente. Esta série é sobre empatia, sobre se colocar no lugar do outro, ser melhor para o mundo e saber que cada pessoa tem uma maneira de ver a vida e interpreta situações de uma maneira diferente.

E isso vale para muita coisas e situações diferentes, inclusive para a vida profissional.

Quanto tempo você passa com seus colegas de trabalho?

Pense um pouco isso.

Se você trabalhar 8 horas por dia e 5 dias por semana, são pelo menos 40 horas na semana, 160 horas em um mês.

Se colocar outros compromissos como faculdade, academia, tempo no transporte, etc, provavelmente você passa mais tempo com seus companheiros de trabalho do que com sua própria família.

Como é o seu ambiente de trabalho?

Pessoas são complicadas.

Em 11 anos de carreira, eu já fiz várias coisas diferentes que me desafiaram, mas eu aprendi que o mais difícil de tudo não é aprender a dar aula ou uma nova tecnologia do momento. O mais difícil é lidar com pessoas.

Eu já trabalhei com equipes bacanas e equipes onde ninguém se falava. Já tive chefes gente boa e chefes, bem...melhor nem falar aqui.

Quando minha esposa estava grávida, eu ganhava muito mal e ela na época não trabalhava. Nós estávamos passando por um perrengue.

Um dia, eu estava no trabalho e por alguma razão nós brigamos por telefone e eu fui chorar no banheiro (sim, tava tenso). Eu não conseguia trabalhar direito aquele dia, estava me sentindo muito mal.

No fim do dia, meu chefe veio me cobrar sobre algo que estava fazendo. Eu disse que terminava no outro dia e que já estava indo embora porque senão ia perder meu fretado. As palavras dele:
-Eu não tô nem aí se você vai perder o seu fretado, se sua mulher tá grávida ou qualquer outra coisa. Isso aí tem que estar pronto hoje.

Isso me deixou muito mal.
Eu fiquei, terminei, e fui embora do jeito que deu depois. Não me lembro o que era que eu tinha que fazer, qual a urgência, etc. Talvez fosse urgente mesmo, mas será que ele precisava ter falado daquela forma comigo?

Você não sabe a luta interna de cada pessoa

Cada pessoa que você vê na rua, no ônibus, no metrô, na vida é um ser vivo completamente diferente de você, que passa e já passou por coisas que você nem imagina. Que você jamais saberá.

O que é frescura pra você, pode ser algo extremamente grave pra ela. E vice-versa.

Às vezes nós ficamos tão preocupados com o trabalho, as metas, o dinheiro e várias outras coisas do dia-a-dia e acabamos esquecendo que somos todos pessoas. Temos sentimentos, sonhos, nos alegramos, nos decepcionamos e muita coisa acontece dentro da cabecinha de cada um, sem que ninguém fique sabendo.

Por isso, trate seu coleguinha bem :)
Sempre que puder, se coloque no lugar da outra pessoa. E lembre-se:
você não é melhor porque sabe mais do que eu.

comments powered by Disqus