« Voltar
em ASP.NET .net ide linux mac
Rider, uma IDE .NET pra Linux e Mac

Rider, uma IDE .NET pra Linux e Mac.

Depois da Microsoft anunciar que lançaria uma versão do .NET que seria multiplataforma, muitos usuários de Mac e Linux fizeram se perguntaram: tá, mas e o Visual Studio? Vai ter uma versão pra nós também?

A resposta foi um simples não.

A alternativa pra quem queria brincar com o framework nos sistemas operacionais não-windows foi usar o Visual Studio Code, que é uma ótima ferramenta, mas convenhamos...não chega nem perto do Visual Studio.
Mais recentemente também tivemos o Visual Studio pra Mac, que parece não ter pegado muito.

Surge o Rider

Algum tempo atrás a Jetbrains deu mostras de fazer uma IDE para os .NETers e depois de um tempo de desenvolvimetno, semana passada eles anunciaram a Rider.

Eu disse pra Linux e Mac mas na verdade ela é multiplataforma, então funciona no Windows também :)

O bacana é que a Jetbrains tem algumas ferramentas bem legais pra devs, como o Resharper e o Intellij IDEA, e eles combinaram as tecnologias que eles já têm nessa IDE, criando um ambiente bem prático e produtivo.

Linguagens suportadas

Até agora, o Rider suporta C#, VB.NET, F#, sintaxe do Razor do ASP.NET, JavaScript, TypeScript, XAML, HTML, CSS, SCSS, LESS, JSON e SQL.

Dá pra desenvolver aplicações pra ASP.NET, .NET Core, .NET Framework, Xamarin e Unity.

Preço

Como a maioria das ferramentas da Jetbrains, o Rider não é uma IDE gratuita, você pode baixar um trial de 30 dias se quiser aqui, mas depois disso tem que adquirir uma licença.

Pra licenças individuais, os planos começam em 139 dólares ao ano, os outros valores você pode ver aqui.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Assista esse vídeo bem detalhado da IDE.

Pra quem desenvolve profissionalmente, eu tenho certeza que vale cada centavo, as ferramentas da Jetbrains são sensacionais :)


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus