« Voltar
em .net carreira

Razões pra você desenvolver em .NET: porque essa plataforma ainda está entre as melhores.

Quando entrei na Caelum, em Março de 2014 eu estava vindo de anos de trabalho com ASP.NET Webforms. Estava um tanto quanto desatualizado, pra ser sincero. Então decidi que estava na hora de aprender coisas diferentes.

Comecei dando aulas de C# e Java e estudei outras coisas, como: Java, TDD, Android, front-end. Quando fui começar a treinar para dar aulas diferentes, me falaram que eu ia ter que dar aula de ASP.NET. Fiquei meio assim porque eu estava bem empolgado aprendendo Java e fazendo coisas diferentes, preferia não voltar pro .NET.

Mas enfim, voltei.
Comecei a estudar o cenário atual e me surpreendi. E eu digo: o .NET ainda é um dos melhores frameworks pra se desenvolver.

(Só pra constar: eu não sou nenhum fanboy da Microsoft e não tenho preconceito nenhum com tecnologias, uso o que tiver que usar :P )

O .NET é sólido

O framework já tem mais de 10 anos. E tem muitas funcionalidades.

É utilizado por milhões de pessoas, já foi testado pra caramba e se você tiver um problema e pesquisar na internet é altamente provável que alguém já tenha tido um problema como o seu. A documentação é ótima e tem muita coisa no Stack Overflow, MSDN e vários outros sites e fóruns.

E pra quem achava que o framework não tinha mais como evoluir, tá ai o .NET Core: modular, open source e multiplataforma. Já escrevi sobre ele aqui, aqui e aqui.

Além do .NET, o SQL Server é um banco de dados estável e robusto e o Azure é uma das melhores plataformas cloud.

A evolução do stack web

Quando o ASP.NET Web Forms foi lançado, existia muita gente desenvolvendo em Delphi, VB6 e etc. Sair do desenvolvimento desktop para a web é uma mudança de paradigma grande, afinal o protocolo HTTP é stateless.

Programar em Web Forms facilitava bastante essa transição, já que era baseado no famoso arrasta-e-solta do Windows Forms. Muita gente criticava/critica isso mas o fato é que o framework ajudou muita gente a desenvolver software(tanto que tem muita coisa feita nele).

Mas a web evoluiu e precisávamos de algo mais flexível e customizável.

E dessa necessidade nasceu o ASP.NET MVC, que desde sempre foi open source e sua versão 6(ainda beta) será multiplataforma rodando com o .NET Core.
Isso significa que poderemos hospedar nossa aplicação em outros servidores de aplicação além do IIS.

O MVC hoje tem vários recursos à mão como autenticação, autorização e customização de rotas. Além disso, a integração com frameworks como Bootstrap e AngularJS é bem tranquila.

Quer desenvolver um web service simples pra outra aplicação consumir?

ASP NET Web API será seu amigo.

Desenvolver e expor web service REST com Web API é muito tranquilo. De verdade.

Usando o conceito de convenção sobre configuração, você não precisa se preocupar em configurar praticamente nada.

Precisa de algo mais parrudo e complexo?

WCF vai salvar tua vida.

Serviços Web API são simples e tem uma configuração de certo modo, padrão. Mas com WCF o esquema é outro: você consegue fazer coisas cabulosas se precisar. Não é simples como Web API, mas torna cenários realmente complexos possiveis.

Além SOAP e HTTP, o WCF também suporta TCP e MSMQ.

A Microsoft ainda é relevante

Depois de anos sendo vista como uma empresa mercenária, a Microsoft se reinventou.

Com boa parte do framework open source, o suporte à desenvolvimento mobile híbrido(Xamarin), multiplataforma do ASP.NET, Universal Windows Apps e Windows IoT .

Além disso, a atualização pro Windows 10 é de graça e roda em vários dispositivos. E eles já falaram que chega desse negócio de vender sistema operacional em caixinha. Ao que tudo indica, o Windows 10 será o último e terá um esquema de atualizações parecido com o do OS X.

Ok, eles ainda querem nosso dinheiro.
Mas que empresa não quer?

Ou você acha que os produtos que usamos de graça são realmente de graça?
Boa parte dos softwares gratuitos que uso, sei que eu sou o produto :P

Vagas de trabalho

Dificilmente um bom desenvolvedor .NET fica desempregado. Tem muita coisa desenvolvida no framework e(pelo menos na Grande São Paulo) há sempre empresas buscando profissionais.

Como em todo nicho, há vagas e vagas. Salários melhores e piores. Lugares em que você irá manter software legado e outros que você trabalha com tecnologia de ponta.

Tem bastante espaço (:

O software que o Stephen Hawking usa pra falar é feito em .NET

Ok, essa é zueira hahahahahahah
É que enquanto estava escrevendo esse post vi esse link no Twitter. O software que o Stephen Hawking usa pra se comunicar é feito em C# com Windows Forms e .NET 4.5.

Legal, né? :P

As desvantagens

A plataforma .NET ainda está caminhando para o estado multiplataforma e open source.
Hoje em dia, ainda é melhor e recomendado desenvolver para a plataforma usando o Windows pois há muitas dependências do framework e suas ferramentas atreladas ao SO.

Esse fato acaba limitando a plataforma em alguns aspectos.

Mas se tudo der certo, num futuro não tão longínquo isso será diferente (:
O .NET Core mesmo é uma tentativa de mudar isso. Vamos ver o que vem por aí!


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagem e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus