« Voltar
em ASP.NET .net .net core ASP.NET MVC

Que versão do .NET usar no ASP.NET 5?.

Semana passada saiu a versão Release Candidate do ASP.NET 5.

Diferentemente das outras versões, a versão 5 do ASP.NET foi feita do zero. Essa versão é baseada no DNX, que permite que você rode a aplicação em diferentes sistemas operacionais. Você pode optar por basear sua aplicação no .NET Framework, .NET Core ou Mono.

.NET Framework

Essa opção seria o .NET framework que todos conhecemos. Ele funciona somente em Windows, mas é extremamamente estável e completo. Por estar no mercado há mais de uma década, ele já foi utilizado e testado de várias formas. Existe muita documentação e material sobre ele na internet.

Apesar do código ser aberto para referência, o desenvolvimento dele não é feito em aberto.

.NET Core

O .NET Core é uma reimplementação do .NET Framework open source e multi-plataforma.

Ele já funciona em Windows e ainda está em desenvolvimento para Mac e Linux. Ele é dividido em duas partes: o CoreFx e o CoreCLR. O legal do .NET Core é que você pode baixar ele via Nuget e você pode baixar/deployar somente as partes que você precisa do framework. Outra coisa legal é que você pode usar a mesma base de código para rodar em dispositivos e sistemas operacionais diferentes.

Apesar de todos esses pontos positivios, o suporte a Linux e Mac ainda é novo e não recomendado para código em produção.

Mono

O projeto Mono foi uma reimplementação do .NET feita para Linux e Mac que começou em 2004. Ela é estável e já foi bastante utilizada e testada, mas não é suportada pela Microsoft.


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagens e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus