« Voltar
em carreira frontend backend

Qual a diferença de back-end e front-end? Client-side e server-side?.

Bom, quando se fala em desenvolvimento web hoje em dia, as pessoas usam muito o termo back-end e front-end. E apesar de se falar muito, vários alunos meus ainda vem perguntar qual a diferença entre os dois.

É muito mais simples do que parece.

Onde rodam as aplicações web?

Quando a gente diz "aplicação web" basicamente queremos dizer um site. Onde você abre um site? No computador, no tablet, no celular? Vários lugares, certo?
Mas a ferramenta que usamos para abrir o site, independente do dispositivo, é o navegador.
Chrome, Firefox, Edge/Internet Explorer, Opera e Safari são os navegadores que temos hoje em dia.

Agora, o navegador sabe trabalhar com 3 "idiomas": HTML, CSS e Javascript.
HTML serve para marcarmos conteúdo, CSS para estilizar o conteúdo e Javascript para darmos comportamento às nossas páginas.

Todo código que executamos no navegador é o que chamamos de código client-side, que roda do lado do cliente: você, eu, todos os que consomem a aplicação. Quem desenvolve o código que roda no cliente(HTML, CSS, Javascript) geralmente é chamado de desenvolvedor front-end.

E o backend?

Existem sites hoje em dia que são extremamente complexos. Pegue o site do seu banco por exemplo. Onde ficam as informações da sua conta? Seu extrato, histórico de transferências, e tudo aquilo que você vê lá? Será o seu navegador consegue se virar só com HTML, CSS e Javascript?

Não dá né? Porque lembrando: o código que é executado no navegador está rodando na sua máquina. Logo, todas essas informações teriam que estar no seu computador. O que não faz sentido por diversas razões, sendo a principal delas a questão da segurança.

O que acontece é: toda vez que você digita um endereço no seu navegador e dá enter, ele faz o que chamamos de requisição para um servidor(outro computador). Esse servidor, por sua vez, processa a requisição, entende o que você quer, faz o processamento necessário para atender sua requisição(consulta banco de dados, executa alguma lógica doida) e devolve uma resposta para o seu navegador.
Toda vez que você digita um endereço, clica em algum link, interage com o site uma nova requisição é feita e detalhes do que você precisa são enviados para o servidor.

O código que é rodado do lado do servidor é o tal do código server-side. Essa parte do software também é chamada de backend. Existem várias linguagens específicas para backend, você já deve ter ouvido falar de algumas: Java, C#, PHP, Perl, Ruby, Python.

Algumas pessoas focam em desenvolvimento back-end, outras front-end. Outras, os dois (:

Não é somente os navegadores que "consomem" código de backends: aplicativos mobile geralmente também se comunicam com eles para consultar e fazer operações. Só que no caso dos aplicativos, o código que roda no dispositivo não é HTML, CSS e Javascript(mas dá pra fazer, são chamados Web Apps), mas sim a linguagem nativa para o sistema operacional em questão(Android, iOS ou Windows).


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagens e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus