« Voltar
em carreira

O maior desafio de um programador: estar o tempo todo aprendendo.

Se você programa há um tempo razoável e costuma acompanhar noticias e novidades, sabe que de tempos em tempos aparecem novas linguagens, frameworks, metodologias e ferramentas.

E às vezes junto com o lançamento vem todo um hype: várias pessoas falando que essa tecnologia é melhor do que as outras, porque você deveria usar ela, que as tecnologias que fazem algo parecido vão morrer, galera fazendo videos e blog posts a respeito, etc.

A primeira dica que dou é: não acredite cegamente no hype. Tecnologias novas sempre surgirão, mas isso não quer dizer que as atuais irão morrer(isso é assunto pra um outro post).

Não fique doidão querendo aprender todas as coisas novas que surgirem só porque tem um monte de gente falando sobre elas. Vá com calma: acompanhe as novidades, leia bastante e analise se é realmente interessante aprender aquilo. Nem sempre só porque tem um monte de gente falando significa que vale a pena pra você aprender.

Desde que eu comecei a programar até hoje, aprendi uma coisa ou outra sobre aprender coisas que irei compartilhar com vocês. Que fique bem claro que o que direi à frente é algo que diz respeito somente a mim e estou apenas compartilhando experiências minhas. Pode ser que pra você as coisas funcionem de uma forma diferente (:

Teoria é legal, mas você precisa praticar

Há um tempo atrás, eu comprava livros de programação em uma frequência razoável. Daí começava a ler e ia lendo acompanhando o livro, fazendo todos os exercícios e exemplos. E ia nessa até que uma hora eu meio que enchia o saco e parava. Fiz isso por mais vezes que gostaria de admitir :/

Mas ei, não me leve a mal! Eu amo livros. Leiam livros e aprendam com eles!

E você irá aprender muito com os livros. Mas a melhor e mais legal forma de se aprender é praticando.

Pratique, pratique, pratique!

Pra aprender e continuar aprendendo, não tem nada melhor que praticar!

Você só vai se sentir bem com uma tecnologia em particular depois que tentar resolver problemas com ela. Depois que encontrar um problema que não sabe muito bem a solução e tem que pesquisar. Depois que encontrar e resolver erros.

Então, bote a mão na massa e:

Desenvolva algo seu

E ei: você não precisa fazer ~o próximo Facebook~. Calma! Pode ser alguma coisa bem simples: controle de gastos, manutenção do carro, calendário, calculadora, controle da sua geladeira, controle de caixa de supermercado. As possibilidades são quase infinitas.

Ah, mas isso tudo já existe.

Sim, mas quem garante que você não pode fazer algo que as pessoas vão querer usar?
De qualquer forma, o intuito é aprender (:

Participe de projetos open source

Participar de projetos open source é uma ótima forma de se aprender e dominar uma tecnologia em particular. Além de várias outras coisas que você aprenderá trabalhando em um projeto desse tipo.

Escrevi um pouco sobre Git e Github aqui, aqui e aqui.

Automatize seu trabalho

Sabe aquela tarefa chata e repetitiva que você tem que fazer o tempo todo?
Você é programador, faça um programa pra resolver seu problema!

Pegue a tecnologia/ferramenta/framework que você quer aprender e comece resolvendo um problema seu (:

Não tente aprender muitas coisas ao mesmo tempo

Você tem tem tempo, uma capacidade de aprendizado muito boa, tem bastante disciplina e não é uma pessoa ansiosa? Se sim, meus parabéns (:

Caso contrário, se você for tipo eu pegar mais que uma coisa pra aprender ao mesmo tempo, a probabilidade é que você aprenda, mas aprenda superficialmente.
Saber algo superficialmente não é ruim, muito pelo contrário: tem várias tecnologias que manjo o suficiente pra dar um palpite ou outro ou de repente tentar resolver uma bucha que apareceu de última hora.

Só que não é legal fazer isso com cada coisa que você for aprender, sabe?
Pelo que já vi até hoje no mercado, especialistas têm mais espaço que generalistas. Isso é: é muito legal e (às vezes) valorizado o fato de você saber um pouco de tudo. Mas as contratações, em sua maioria, se baseiam em uma especialidade sua. Algo que você faz bem, que você domina.

Então, vá com calma, pegue uma coisa de cada vez. Pode ficar tranquilo que daqui a 6 meses ainda usarão o que você está estudando. Tecnologias não morrem assim, do nada.

Aprenda algo todos os dias

Eu tento sempre aprender uma coisa nova por dia sobre a(s) tecnologia(s) que uso. O melhor lugar pra isso na minha opinião é o Stack Overflow.

Todos os dias dou uma passada lá e leio alguma pergunta que acho interessante.

Aprenda a aprender

No início, é difícil aprender as coisas. É foda, eu sei como é.
Certas coisas requerem muito esforço pra se aprender e tem hora que dá vontade de desanimar(tá desanimado(a)? Leia esse post meu e não desanime).

Mas calma! Com o tempo as coisas vão melhorar.
Com o tempo percebi que o nosso cérebro é como se fosse um músculo: quanto mais você malha, mais forte fica.

Com o tempo e quanto mais você estuda e aprende, você começa a aprender a aprender: não repete mais os mesmos erros, não fica perdendo tempo em um problema, já teve um problema similar em outro momento e sabe mais ou menos por onde ir.

E no mundo da programação, uma hora você vai perceber que tem muita ferramenta, framework e linguagem parecidos. E que se você aprender um, consegue virar no outro.

Cada coisa nova que você for aprender vai ser menos difícil que a anterior (:


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus