« Voltar
em carreira programação

O Guia do Programador Iniciante: Programar não é só escrever código.

(Já fiz outros 3 posts do Guia do Programador Iniciante: Como ter um portfólio sem nunca ter trabalhado com programação, Escrevendo mensagens de erro e Pedindo ajuda.

Quando pensamos na profissão de programação, quase sempre nos vem à mente a pessoa sentada ne frente do computador escrevendo código loucamente.

Mas a realidade é que a maior parte do tempo não é assim.
Não me entenda errado: trabalhando com programação você vai, sim, escrever muito código. Mas para escrever esse código, existem outras coisas que precisam ser feitas.

Ler código

O cenário dos sonhos de quem programa é pegar aquele projeto do zero, né? Escrever as primeiras classes, ajudar a definir como vai ser a arquitetura, pensar nas integrações e tudo mais.
Mas a realidade é que quase sempre você vai trabalhar em um projeto já existente, que tem muitas e muitas linhas de código.

E quando você for desenvolver alguma funcionalidade ou corrigir um bug, terá que ler muito código - e isso faz parte do seu trabalho.

Entender código

Apesar de ser uma piadinha, a tirinha acima é muito real.
Além de ler o código, você precisa entendê-lo e pensar muito bem no que vai fazer antes de fazer alguma alteração ou criar algo novo.

Outra prática muito comum em times de desenvolvimento são os code reviews, que consiste basicamente em ler o código de um companheiro de trabalho, entender e fazer sugestões de melhoria ou correção caso necessário.

Pra isso, você vai ter que realmente compreender aquele código.
E não se engane: nesse processo você vai aprender muito.

Deletar código

Em muitos momentos, deletar código é muito melhor do que escrever mais código. Menos é mais.

Salvo algumas exceções, escrever menos código é melhor do que escrever muito código. Não tenha medo de apagar código inútil ou refatorar um trecho de código muito grande para que fique menor.

Se você sentir saudades daquele trecho de código, você sempre vai poder olhar pra ele no software controle de versão (geralmente, o Git).

Pensar sobre código

Trabalhando com programação, você vai perder muito tempo pensando no código que está trabalhando.

É inevitável não levar um pouco de trabalho na cabeça pra casa de vez em quando. Você se verá pensando em código e tentando resolver problemas do trabalho em momentos que menos espera. E também se verá resolvendo esses problemas de surpresa, às vezes sem querer :)


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus