« Voltar
em carreira programação produtividade programador iniciante ajuda

O Guia do Programador iniciante: pedindo ajuda.

Vou começar hoje o que imagino que será uma série de posts pram quem tá começando na área de programação. E esse primeiro é sobre algo muito importante: como pedir ajuda para os seus colegas de trabalho.

(Pra pedir ajuda na internet, tem esse outro post aqui).

Você precisa pedir ajuda

Eu já passei por isso e todo mundo que programa provavelmente já passou um dia. Quando você está começando, é normal ter que pedir ajuda com frequência.

E pedir ajuda pode ser, bem...assustador, dependendo de quem são seus companheiros de trabalho e qual é a postura deles.
Você pode se sentir burro em alguns momentos, mas ao mesmo tempo se não pedir ajuda e demorar demais pra resolver um problema, seu chefe provavelmente não vai gostar.

Pedir ajuda é algo que você pode aprender

Assim como qualquer outra coisa...
No início provavelmente você vai dar uns vacilos, mas depois vai aprender e será bem mais fácil e você vai saber quando e como perguntar direito pras pessoas.

Não peça ajuda demais

Se você fizer uma pergunta a cada 10 minutos para o seu colega, provavelmente vai deixar ele puto.

Ao invés de perguntar na hora que o problema acontece, anote. Quando você ver que a pessoa tirou o fone, deu um tempo, levantou pra pegar um café ou algo do tipo, aí você vai e pergunta.

Geralmente quando você está trabalhando em um problema, concentrado, interrupções são péssimas.

Não peça ajuda de menos

Dependendo de quem são seus colegas e como é o ambiente de trabalho, pedir ajuda pode ser intimidador. Eu sei. Em meu primeiro emprego eu sofri muito com isso.

E já atrasei entregas porque estava empacado em algo mas me sentia constrangido de ter que pedir ajuda pra alguém com mais experiência, porque essa pessoa não era tão receptiva às minhas dúvidas.

Mas vamos concordar que isso é ruim, certo? Primeiro porque não vai aprender como deveria e também porque vai perder muito tempo e atrasar entregas e prazos.

Sei que lidar com pessoas pode ser difícil e pedir ajuda também, então algumas coisas que você pode fazer pra melhorar esse processo:

Tente pensar em uma solução antes de perguntar

Você está testando uma funcionalidade e BUM, dá um erro que você não faz a menor ideia do que significa.

Eu já passei por isso e, no início, meu instinto era virar pro cara do meu lado na hora e falar Ei fulano deu um erro aqui que eu não faço a menor ideia do que é, olha só.
Não faça isso.
Lembre-se: você não é pago pra escrever código, mas pra resolver problemas da melhor forma possível. E pra resolver problemas, você precisa entendê-los!
No início é difícil, mas com o tempo fica melhor.

Google a mensagem de erro, debugue o código, faça testes com entradas diferentes, repita o que fez dar o erro. Quando for perguntar pra alguém, já chegue com uma possível resposta ou solução para o problema. Mesmo que seja errada.

Imagine que a pergunta que seu colega te fará quando você chegar com um problema será:
O que você tentou fazer pra resolver?

Faça perguntas abertas

Tente evitar perguntas em que a pessoa vai te responder apenas sim ou não.
Tipo:
Isso aqui tá certo?
É assim mesmo que faz isso?
Deveria dar esse resultado?

Dessa forma, você está extraindo pouca informação com a pessoa e, ao mesmo tempo, gastando uma pergunta que poderia te dar mais informação.

Troque por:
Qual deveria ser o resultado correto?
Qual a maneira certa de se fazer isso?
Como deve ser o resultado?

Claro que há exceções e em alguns momentos você só precisa confirmar algo. Mas tente sempre aproveitar esse tempo do seu colega pra extrair o máximo de informação possível e assim, consequentemente, perguntar menos no futuro :)


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus