« Voltar
em elixir erlang code beam
O filósofo que se tornou referência em Elixir

O filósofo que se tornou referência em Elixir.

Essa semana eu entrevistei o Victor Nascimento lá no meu twitch. Conheci ele em um podcast que gravamos juntos esse ano.

Ele é paulistano e morou praticamente sua vida toda na Zona Norte de São Paulo.
Quando chegou a hora de escolher uma faculdade, ele escolheu filosofia.

Se formou e trabalhou como professor, atendente de telemarketing e várias outras coisas que nada têm a ver com tecnologia.

Mas, aos 25 anos, achou que seria legal aprender programação.

Estudou bastante e conseguiu um emprego na Ericsson, na época como analista de sistemas. Lá, sentiu que precisava aprofundar seus conhecimentos e foi fazer cursos de Java na Caelum.

Logo na primeira aula ele comentou com o instrutor que trabalhava na Ericsson, que perguntou "ah, você deve então ver bastante Erlang por lá, né?"

"Erlang?", ele pensou. O Victor não fazia nem ideia do que era aquilo.

Entrando de cabeça em outro mundo

Erlang não é uma linguagem nova: ela foi criada em 1986. É mais velha do que eu e provavelmente você também.

E ela foi criada lá dentro da Ericsson, mas se tornou open source em meados de 1998.
O principal ponto forte dessa linguagem e seu ecossistema é seu uso em sistemas de telecomunicação, o que faz todo sentido pra uma empresa como a Ericsson, não é mesmo?

Erlang difere bastante de Java e outra linguagens orientadas a objeto, já que é baseada nos principios da programação funcional.

Isso deixou o Victor fascinado e ele começou a estudar a linguagem e seus usos mais a fundo.

O nascimento de Elixir

Em meados de 2012 um brasileiro chamado José Valim lançou uma nova linguagem de programação chamada Elixir, que é compilada para Erlang e executada na BEAM. BEAM é a máquina virtual do Erlang, assim como JVM é a máquina virtual do Java :)

Depois de seu lançamento, Elixir começou a ser testada e utilizada por algumas pessoas e empresas e fez barulho na comunidade de tecnologia.

Como o Victor estava bem envolvido na comunidade Erlang, logo Elixir chamou sua atenção e ele não perdeu tempo pra começar a estudar essa nova linguagem.

Trabalho, comunidades, palestra internacional

O Victor gostou muito de Elixir, se envolveu ainda mais com a comunidade e logo se viu organizando eventos e interagindo com gente do Brasil todo.

Não demorou pra ele conseguir seu primeiro emprego em tempo integral com a linguagem: ele foi trabalhar na Stone, empresa que usa Elixir pra desenvolver sistemas financeiros. Recentemente conversei com dois devs de lá sobre como é trabalhar na empresa.

E, como se não bastasse ajudar e participar de comunidade e trabalhar com Elixir no dia a dia, surgiu na vida do Victor a oportunidade de palestrar em um evento internacional: a Elixir Conf EU.

Uma carreira diferente

É bem comum pessoas virem me perguntar se são muito velhas pra entrar na área de programação. Gente com 30, 40, 50... e até com 25 anos: a idade em que o Victor começou sua jornada em tecnologia.

E a resposta pra essas pessoas sempre é não, você não é velho(a) demais. É possível criar uma carreira notável em tecnologia independente da idade.

E o Victor é a prova viva disso: um cara que se formou em filosofia, já teve tudo quanto é tipo de trampo, entrou "tarde" na área de TI e hoje tá aí palestrando em evento internacional de uma linguagem super moderna e hypada.

Você pode assistir a entrevista que fiz com ele na íntegra aqui.

Quer mergulhar no universo Elixir também?

Uma das principais dicas que o Victor deu na nossa entrevista pra quem quer fazer parte desse universo é: interaja com a comunidade, conheça pessoas, participe dos eventos.

E, bem...semana que vem teremos uma conferência FODA de Elixir: a Code BEAM BR.

Entre outras pessoas, teremos palestras de ninguém mais ninguém menos que José Valim, criador do Elixir, e Robert Virding, um dos criadores do Erlang. Além de mais um monte de gente incrível, dá uma conferida.

O Code BEAM é principal evento mundial sobre as linguagens dinâmicas de programação Elixir e Erlang e tá rolando pela primeira vez no Brasil!
Até então essa conferência era feita apenas nos EUA e Europa. A versão brasileira terá palestras em português e inglês e vai rolar nos dias 6 e 7 de novembro, das 9h às 13h :)

Se interessou?

É só entrar no site e garantir seu ingresso :)

Se você quiser saber como é trabalhar com Elixir, confira esse post onde entrevistei dois devs da Stone.

comments powered by Disqus