« Voltar
em java php ruby on rails
Java, Ruby e PHP vão morrer?

Java, Ruby e PHP vão morrer?.

Em tecnologia, nós costumamos debater bastante sobre linguagens de programação, frameworks, melhores técnicas e tudo mais.

E desde que estou nessa área, já ouvi falar que o Java ia morrer, no mínimo, umas 10 vezes. E morreu? Bem, não. Na verdade o Java continua sendo uma das linguagens mais populares do mundo.

A mesma coisa acontece com PHP: um monte de gente menospreza e faz piada. E ela tá aí, firme e forte e cada vez mais moderna e madura. Inclusive, boa parte da Alura roda em PHP.

O que me fez escrever essa newsletter foi a pergunta que um jovem veio me fazer via DM no twitter: o Ruby on Rails tá vivo? Vale a pena aprender?

E pra mim, a resposta é óbvia: sim, está vivo. Sim, vale a pena e tem muito mercado.

Por que as pessoas acham que a tecnologias vão morrer?

Por que esse ciclo se repete?

O que me vem a cabeça antes demais nada é: falta de experiência.
Tecnologia é uma área que tem uma quantidade obscena de coisas pra se aprender e demora um bom tempo até você se sentir realmente confortável com as ferramentas que trabalha no dia a dia.

E também demora até você ver como é o mercado e entender que as tecnologias não morrem da noite pro dia.

Esses papos de "tecnologia X vai morrer" costumam surgir quando outra tecnologia que faz a mesma coisa surge. Uma das primeiras vezes que eu ouvi que Java ia morrer foi quando Rails começou a fazer sucesso.

Como se, da noite pro dia, todas as empresas que usavam Java fossem simplesmente parar de usar e trocar tudo pra Rails.

E quem já está a um tempo no mercado, sabe que não é assim.

Existem muitas coisas envolvidas na escolha de uma tecnologia, e uma das principais é: mão-de-obra. Não adianta nada usar a linguagem de programação mais rápida do momento se ninguém sabe trabalhar com ela. E esse geralmente é o cenário quando algo novo: ninguém (ou quase ninguém) sabe trabalhar com aquilo ainda.

Quanto tempo demorou pra Rails ter uma quantidade razoável de pessoas conhecendo a tecnologia a ponto de empresas resolverem escolhe-la pra usar no dia a dia?

Um outro ponto importante: maturidade das plataformas. Com o tempo, as tecnologias ficam melhores, mais rápidas de mais estáveis.

O Java de agora é muito melhor que o Java de 10 anos atrás.

O mesmo vale pra Rails, PHP e pra qualquer linguagem que você use no dia a dia. E não só a linguagem em si é melhor: as ferramentas e comunidades em torno delas amadurecem com o tempo e dão uma experiência muito melhor pra quem for usá-las.

E tem um outro ponto: essas discussões de "linguagem X vai morrer" costumam surgir em redes sociais, fóruns e afins. E existe um grande abismo entre essas discussões e o mundo real.
A verdade é que grande parte do mercado não está prestando tanta atenção à novas tecnologias assim que elas surgem. Somos nós, nerds que gostamos de novidades, que estamos sempre ligados nisso.

E isso é legal, certo? Eu acho ótimo sabermos de tudo que tá rolando.
O que não pode acontecer é cairmos na cilada de "X linguagem vai morrer" só porque uma nova surgiu. Isso não vai acontecer.

O que você acha disso?

Aprovete e assista ao vídeo que gravei com a galera da bxblue sobre o estado do Ruby On Rails e como eles usam essa tecnologia por lá no dia a dia.

comments powered by Disqus