« Voltar
em ASP.NET .net .net core

Entendendo o .NET Core - Parte 2: o CoreFX.

Fala galera, esse é o segundo post da minha série sobre o .NET Core. Essa é uma série de N posts que escreverei sobre o assunto. Você pode ler a parte 1 aqui.

Como disse no post anterior, o código do .NET Core está dividido no Github em dois repositórios diferentes: CoreFX e CoreCLR. Vamos falar um pouquinho sobre o CoreFX.

A ideia é que o .NET Core tenha as mesmas bibliotecas e funcionalidades que o .NET full(que não é open source). E é nesse repositório que, aos poucos, essas bibliotecas estão sendo desenvolvidas.
E quando digo sendo desenvolvidas, não é que o pessoal da Microsoft desenvolve lá dentro e depois coloca o código no Github.
Não, os caras estão desenvolvendo tudo lá em aberto, comitando direto no repositório pra todo mundo ver.

No CoreFX temos as bibliotecas fundamentais do Core, relacionadas à: collections, arquivos, console, XML, async e etc. Enfim, as classes essenciais que usamos o tempo todo.

Quando você entra no repositório do CoreFX, tem um monte de informação que dá pra ficar bem perdido. Mas se você for rolando e lendo com calma, dá pra entender um pouco pra que serve cada coisa.

Partes importantes dessa página pra quem quer se inteirar:

.NET Core Library Components

Essa seção do repositório dá uma descrição de cada componente que faz parte da biblioteca.

Issues

Tarefas que estão sendo desenvolvidas, categorizadas em: em desenvolvimento, na fila, se já está feito, se pode ser desenvolvido pela comunidade, de que biblioteca específica é, se qualquer um pode trabalhar nessa tarefa, etc. A lista de issues você pode ver aqui. A lista de categorias de cada issue você vê aqui.

Wiki

Aqui está toda a documentação que você precisa saber sobre o CoreFX. Desde como contribuir até o book of runtime. Esse Book of Runtime é uma leitura meio pesada, mas altamente recomendável. Tem muita informação legal.

Código

O mais importante de tudo né? O código.
Você pode visualizar o código das bibliotecas direto no Github ou pode clonar o repositório na sua máquina e compilar as bibliotecas você mesmo. E mais: pode criar sua própria versão, alterar, fazer o que quiser.

Legal né?

O que?! Não sabe como mexer no Github? Clonar um repositório?
Vou escrever um post sobre isso em breve, fica ligado (:

Quer saber o que já foi portado do .NET full pro Core e o que ainda será? Tem uma lista aqui.

Fico por aqui, no próximo post vou falar um pouco do CoreCLR!

Gostou? Alguma dúvida? Sugestão?
Comenta aí!

Já que você leu até aqui, curte minha página lá no Facebook pra ficar ligado em todas as minhas postagens e novidades sobre o .NET https://www.facebook.com/devgabsferreira (:

comments powered by Disqus