« Voltar
em carreira frontend

Embarcando no mundo front-end.

Meu primeiro contato com programação foi com Delphi, há pouco mais de 10 anos atrás. Fiz um curso relativamente bom pra época e depois comecei a trabalhar com meu pai.

Foi aí que eu vi que um curso é bem diferente da vida real. Eu ia ter que aprender muito mais coisas pra me virar e conseguir fazer o trabalho de verdade. E lá fui eu bater cabeça e sofrer diariamente, demorar horas e horas pra fazer algo simples.

Depois de uns meses, as coisas começaram a fazer mais sentido.

Algum tempo depois, resolvi sair do interior e vir para São Paulo. O primeiro emprego que consegui foi em uma empresa empresa que usava uma tecnologia que nunca havia utilizado:.NET.
E pior: desenvolvimento pra Web. Nunca tinha mexido com web.
E lá fui eu mais uma vez...bater a cabeça, sofrer, estudar, pedir ajuda pros companheiros de trabalho, etc.

Pouco mais de um ano depois, fui pra outra empresa que trabalhava com .NET. Mas num ramo totalmente diferente. E bem...acho que você já sabe mais ou menos o que aconteceu, né?

Durante a minha vida profissional, tive que enfiar a cara pra aprender coisas novas várias vezes. E isso foi bom (:

Um novo desafio

Antes de entrar na Caelum, trabalhei com softwares de vários nichos diferentes: agências de marketing, telefonia, seguradoras, bancos, financeiras. Mas sempre focado em back-end, ou seja: eu nunca fui o cara responsável por fazer a "cara" de uma aplicação ou deixar um site bonito.

Isso não quer dizer que eu nunca mexi com isso. Já mexi e já tive que fazer front-ends sim - mas isso nunca foi minha especialidade e fiz mais por necessidade do que qualquer outra coisa. Confesso que já fiz coisas sem saber exatamente o porque.

Resumindo: sei me virar bem. Mas há uns tempos atrás decidi que tinha que queria estudar front-end de verdade. Gostei do que vi e resolvi entrar de cabeça nisso!

O processo de aprendizado

Vou tentar documentar aqui no meu blog como/o que eu estou estudando e uma ou outra coisa legal que eu aprender. Isso talvez possa ser útil pra você (:

O mais legal de aprender um assunto para a fundo é que sempre que faço isso eu aprendo as coisas de verdade: porque usar X coisa, como as coisas funcionam por trás dos panos, qual a vantagem de se usar Y ao invés de X, o que as pessoas usam no mercado e porque, as técnicas mais utilizadas, etc.

Bem...é muita coisa pra aprender.
Mas no fim, vale o esforço. E como vale!

Resolvi que pra estudar de verdade eu vou começar do início, aprender o básico de novo. Então, o ponto inicial do meu aprendizado vai ser a apostila de Desenvolvimento Web com HTML, CSS e Javascript da Caelum que, se quiser, você também pode acessar aqui.

Ainda não sei o que farei em seguida, mas provavelmente postarei aqui assim que souber (;


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagem e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus