« Voltar
em carreira programação

Devs, aprendam a escrever bem.

Sabe quando você pensa em programador e logo vem à mente aquele estereótipo da pessoa esquisita, antissocial, trancada no quarto, que consome litros de café e que só escreve código?
Então... isso é coisa do passado.

Talvez a parte do café não.

Os desenvolvedores que se destacam hoje em dia geralmente passam longe desse estereótipo. São pessoas extrovertidas, que palestram, participam de meetups, lutam por causas e dão a cara a tapa.
E o principal: sabem se comunicar muito bem.

E querendo ou não, a principal maneira de se comunicar hoje em dia pela internet ainda é a escrita.

Agora, onde escrever bem vai te ajudar a ser melhor desenvolvedor?

Stack Overflow e fóruns em geral

Todo desenvolvedor já esbarrou ou vai esbarrar um dia em um problema que não consegue resolver, certo? É normal.

Qual o primeiro passo quando isso acontece? Google.
E se não encontrar o que queria? Bem, talvez perguntar pra um colega de trabalho ou algum conhecido.

Depois disso já começa a ficar um pouco complicado.
A solução então é abrir uma pergunta em um fórum ou no Stack Overflow.

E não tem jeito: se você não souber explicar bem qual problema você está tendo, o que já tentou, quando acontece, de que forma acontece e der o maior número de detalhes possível, será difícil para as pessoas te ajudarem.

É sério, depois que eu aprendi a usar o Stack Overflow de verdade, minha vida mudou. Eu até consegui ganhar alguns pontos de reputação lá por escrever perguntas bem redigidas e claras.

Sempre que eu tive um problema mais tenso e postei por lá de forma clara e objetiva, fui respondido em menos de um dia e meu problema resolvido.

Github

Documentação, revisão de código, discussão de novas funcionalidades são algumas das coisas que você fará no Github, ferramenta importantíssima do dev moderno.

E pra discutir essas coisa por lá perfeitamente você precisa...escrever bem.

Fora as mensagens de commit.
Não tem nada mais daora que uma mensagem de commit falando Arrumando problemas ou Incluindo funcionalidades, né não?

Escrever artigos técnicos e contribuir com a comunidade

Isso é quase que um pré-requisito pros devs e profissionais de tecnologia em geral que querem sair da zona de conforto e alçar voos mais altos.

Ter um blog ou escrever para um vai te ajudar demais a conhecer novas pessoas, mostrar o seu trabalho, validar o seu conhecimento e o principal: ajudar outras pessoas.

Muita gente acha que ah mas eu nem sei tanto assim, não vou ajudar ninguém. Engano seu!
Saiba que o que um problema que você resolveu hoje pode ser a agonia de algum outro dev e, quando ele pesquisar, irá encontrar a solução.

Ah mas eu não escrevo bem.

Você programava bem antes de começar a programar? Então comece. Comece hoje. Escreva um post simples explicando um problema que você resolveu recentemente e porque foi legal.

É sério, escreva. Você vai se surpreender em como pode ajudar as pessoas e como irá melhorar com o tempo. Eu demorei 10 anos pra começar a escrever, não faça o mesmo :)

E-mail

Uma das invenções mais antigas da internet, o e-mail tá bem longe de deixar de existir.

Você ainda vai se comunicar por e-mail com seu chefe, sua mãe, um entrevistador, a pessoa que vai alugar a chácara pra você no feriado, seus funcionários e tipos infinitos de pessoas por muito tempo.

Sabe aquela reunião que às vezes dura 1, 2 horas? Bem, a maioria delas poderia ser um e-mail. E um e-mail bem escrito vale mais do que muitas reuniões.

E quando você se candidata a uma vaga de emprego, se comunica por onde? Pois bem.
Eu já perdi a conta dos e-mails mal escritos e bizarros que recebi de pessoas se candidatando pra trabalhar na minha equipe.

Escrever um bom e-mail é uma arte perdida.

Slack e messengers em geral

Além do e-mail, muitas empresas adotam o Slack ou outra ferramenta de mensagens pra comunicação interna da galera. E pelo menos aqui na Alura o Slack foi um verdadeiro divisor de águas, a comunicação melhorou e muito.

Esse tipo de ferramenta se tornou ainda mais essencial para times remotos, onde cada um está em um lugar do planeta. Saber escrever e se comunicar bem é imprescindível pra trabalhar neste tipo de equipe.

LinkedIn, currículo, portfólio

Bom, você pode até não gostar do Linkedin mas é bom ter um perfil por lá. E mesmo se não tiver, vai precisar de um currículo ou portfólio.

É sério: faça seu currículo com cuidado, passe num corretor, peça pra alguém dar uma revisada. Currículo com erro de português ou escrito de forma zuada tem muita chance de ser descartado na hora.

Se eu vou contratar alguém e já tem erro no currículo eu passo para o próximo.

Ah, mas erros acontecem.

Sim, eu concordo. Mas o seu currículo é o primeiro contato com seu possível empregador. Como você quer que ele te veja?

E vamo combinar vai...nem é tão difícil assim prestar atenção e validar com algumas pessoas antes de enviar.


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus