« Voltar
em microsoft paint

Depois de 32 anos, o Paint vai morrer.

Ainda me lembro quando meu pai comprou nosso primeiro computador em 1994, um Compaq grandão que ele colocou na sala de casa. Depois de ligar, ele me disse "fuça um pouco aí".

Tá na memória como se fosse hoje!
Era um domingão de sol, ele me deixou mexendo no computador enquanto foi lavar o Chevette na garagem e colocou pra tocar o CD do Skank, Calango. A primeira coisa que me chamou atenção na interface do Windows 3.11 foi um programinha chamado Paint.

E foi assim minha primeira interação com um computador: tentando desenhar uma paisagem no Paint ao som de É proibido fumar, num domingo quente. Por muito tempo quando criança, quando ainda não tínhamos muitas opções de jogos no PC, meu passatempo era o Paint.

Ainda hoje, como sou usuário de Windows, uso ele quando preciso tirar um print e cortar algo rápido. Mas parece que a vida dele está chegando ao fim!

De acordo com o The Guardian, o próximo grande update do Windows 10 não inclurá o Paint.

No update que rolou em Abril, a Microsoft introduziu o Paint 3D, que vem instalado junto com o Paint e que é para criação de imagens 3D e também o básico de edição de imagens 2D. Mas ele é uma ferramenta separada do Paint original, não uma atualização dele.
Acho que o lançamento deste Paint 3D já era uma dica do que ia rolar, né?

Agora, a Microsoft anunciou que junto com o Outlook Express e outros apps, o Paint foi marcado pra morte e adicionado às funcionalidades que estão removidas ou depreciadas na lista do próximo update.

Estando nesta lista, é só uma questão de tempo até essa ferramenta que hoje em dia não faz falta pra muitos ser removida de vez. Apesar de nunca ter sido uma aplicação muito potente, ela fez parte da minha infância e rola um sentimentozinho estranho saber que ela vai morrer.

Mas acho que faz parte da vida, né? :)

Update: depois da onda de nostalgia que rolou com a "morte" do Paint, a Microsoft anunciou que tatu do bem e que ele continuará existindo.


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!
Se inscrevendo na newsletter você ainda ganha 10% de desconto nos livros da Casa do Código :)

comments powered by Disqus