« Voltar
em carreira

De desenvolvedor a blogueiro e escritor: a decisão de escrever todos os dias.

Como eu disse nesse post, demorei muito tempo pra começar a escrever mas sempre tive essa vontade.

Agora, vai fazer um mês que estou escrevendo direto todos os dias.

De 2007 até o início de 2014, trabalhei focado basicamente em escrever código.

Hoje eu sou instrutor na Caelum, monto cursos pro Alura, tento tocar um ou outro projeto pessoal e ainda escrevo no blog.

Como estou fazendo isso?

Minha rotina tem sido a seguinte: levanto às 7 e levo minha filha pra escola. Volto, faço um lanche e um café e sento na minha mesa:

Claro que ela não está sempre arrumada assim, arrumei pra foto né?

A partir do momento que eu sentei, é hora de escrever.

Abro meu Trello onde eu anoto possíveis assuntos pra posts, escolho um e começo a escrever. Sem frescura, sem pensar muito, sem ficar escolhendo cada palavra.

Eu vou e escrevo, escrevo, escrevo, escrevo. Até achar que tá suficiente. Leio o que escrevi, corrijo uma coisa ou outra e posto.
Depois que eu postei, eu leio novamente. Quebro um parágrafo o outro, melhoro uma frase aqui, mudo a ordem de uma explicação ali.
O texto nunca sai perfeito de uma vez.

Não vou mentir: eu não sou um cara organizado e focado. Tem dia que eu sento aí e alterno entre escrever e fazer outras coisas. Escrevo um pouco e vou ler um post técnico. Escrevo mais um pouco e vou responder uma dúvida do Alura. Dou uma olhada no feed do meu Twitter e depois volto.

Mas vamo combinar, quem não faz isso pelo menos um pouquinho, né? ;)

O que me ajuda muito também é o fato de eu trabalhar na Caelum. A Caelum é um lugar que me dá flexibilidade de horário pra trabalhar e isso faz muita diferença.


Uma manhã de trabalho na Caelum.

E eu não vou parar

Decidi hoje(alguns minutos atrás na verdade) que eu vou escrever todos os dias. Menos domingo, porque domingo...né?

Às vezes vai ser um tutorial de N partes ensinando a fazer coisas como fiz com Git e Github. Em outros dias vou escrever um post bem rápido e específico sobre o porque de tal coisa ou pra que x coisa funciona(já fiz vários desses). Falarei algumas vezes sobre uma linguagem de programação específica, outras vezes sobre algo que estou aprendendo. E de vez em quando eu vou escrever posts mais humanos e menos técnicos, como fiz com esse e esse.

Decidi também que vou escrever um livro. Ou seja, querendo ou não eu vou escrever todos os dias mesmo.

Esse sim vai ser um grande desafio, mas que vai ser muito legal!

Quero também começar um vlog sobre programação logo mais. Você assistiria? (:

A motivação

Minha grande motivação pra continuar escrevendo é que independente do assunto, sempre tem pessoas lendo e o feedback que vocês me deram até agora foi 100% positivo.

Isso me deixa muito feliz (:


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagem e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus