« Voltar
em carreira tecnologia referência
Como se tornar uma referência em tecnologia?

Como se tornar uma referência em tecnologia?.

Uma vez em um churrasco na casa do meu sogro, entre uma cerveja e outra, tentei explicar pra ele o que era o Github. Contexto: ele é bancário, tem 60 anos e trabalhou a vida toda em bancos tradicionais (nunca passou perto dos coloridos e fintechs).

Quando eu disse que grandes empresas como Facebook, Amazon e Netflix tem vários softwares com o código aberto pra todo mundo ver lá, a reação dele foi "Mas as outras empresas podem roubar esse código!" e a partir daí eu tentei explicar que não é assim que funciona, que a área de tecnologia é asim mesmo, que a gente compartilha o tempo todo coisas que na área financeira seriam segredo e que todo mundo se beneficia.

Mas ele não entendeu muito bem.
Na verdade, até hoje ele não entende de verdade meu trabalho e quando precisa explicar o que eu faço a resposta é que eu "trabalho com informática". Mas tudo bem.

É difícil entender mesmo, já que a maioria das áreas tradicionais funciona de maneira bem diferente nesse sentido. Nós compartilhamos conhecimento o tempo todo.

E eu sinto que compartilhar é a chave para se tornar uma referência na área.

Conforme você compartilha, cria sua presença online e chama a atenção de cada vez mais pessoas.

Em 2015, quando comecei meu blog, ninguém sabia quem eu era. E comecei um esforço consciente de escrever, compartilhar o que eu sabia em artigos e redes sociais com o objetivo de me tornar conhecido e ser uma referência de alguma forma. Eu sentia que tinha isso dentro de mim.

Hoje, tenho mais de 27 mil seguidores no Twitter, newsletter com 3 mil assinantes, quase 10 mil seguidores no LinkedIn, um canal que ainda está no início mas que já me rende parcerias com empresas que me permitem monetizar meu conteúdo.

E eu consegui essas coisas basicamente compartilhando tudo que posso em meus canais e nas iniciativas que criei e que participo dentro da Alura.

E você, o que pode compartilhar?

Conhecimento técnico

Compartilhe tudo o que sabe com as pessoas que trabalham com você no dia a dia. Aumenta a confiança das pessoas e sua, eleva o nível do time e não centraliza o conhecimento.

Seus estudos

Falar sobre o que você está estudando agora é uma ótima maneira de fixar e documentar seu apredizado e ainda existe a chance de ajudar pessoas que estão estudando a mesma coisa agora ou que vão estudar sobre isso no futuro.

Suas experiências do dia a dia

O que aconteceu semana passada no seu trabalho que você aprendeu muito? E aquele problema que você passou dias debugando pra encontrar a solução, que tal escrever sobre ele pra que outras pessoas não repitam o mesmo erro no futuro ou encontrem a solução?

Fatos da sua carreira

Como conseguiu seu primeiro emprego? Como mudou de área e veio pra tecnologia? Como chegou onde chegou onde? Quais as dificuldades você está tendo pra chegar onde gostaria?

Existem muitas maneiras de compartilhar

Artigos, lives, fóruns, vídeos, redes sociais, livros, Stack Overflow, documentações. Escolha o que for melhor pra você e compartilhe.

Não guarde o conhecimento só pra você.

Pra se tornar referência em um assunto específico você precisa estudar e falar bastante sobre aquilo, com uma constância legal e por um bom tempo, que pode variar de meses a anos dependendo do quanto você fala sobre ele e do nível do conteúdo gerado. Se você olhar esse tweet que fiz esses dias vai ver que a maioria das pessoas que são colocadas como referências são as que compartilham muito conhecimento de alguma forma.

Já escrevi um artigo onde falo sobre as 4 maneiras mais comuns pra se criar conteúdo hoje em dia: blog, podcast, Youtube e Twitch. Dá uma conferida.

E se você curtiu esse artigo e leu até aqui, inscreva-se na minha newletter e receba artigos como esse em primeira mão.

comments powered by Disqus