« Voltar
em carreira

Como fazer perguntas na internet: talvez você simplesmente não esteja perguntando direito.

Pelo menos uma vez na vida de desenvolvedor você já teve um problema que precisou fazendo uma pergunta, certo?

Nem sempre conseguimos as repostas que queremos. E com certeza existe uma razão pra isso.

Primeiro: pesquise

Imagine que milhares(talvez, milhões) de outros programadores usam a mesma linguagem/framework/plataforma/ferramenta que você. E esses programadores também já tiveram problemas. Problemas que, se não conseguiram resolver, eles pesquisaram a respeito. Fizeram perguntas. Blogaram sobre a solução que encontraram.

A possibilidade de outro programador já ter tido exatamente o mesmo problema que você é muito grande.

Então, antes de ir falar com alguém ou criar uma pergunta em um fórum/comunidade, pesquise. Abra o Google e perca 10 minutos pesquisando. Copie e cole a mensagem de erro que você está tendo. Escreva o que você está tentando fazer.

Eu, pelo menos, sempre uso o Google fazendo perguntas para as quais quero a resposta. E geralmente funciona (:

Você pode encontrar algumas possíveis soluções, tentar usá-las mas não funcionar. Se for o caso, lembre-se do que você já tentou: isso será útil se você for fazer uma pergunta.

Não encontrei o que eu precisava

Ok, se você não encontrou o que precisava, talvez seja hora de fazer uma pergunta.

Mas, pra fazer uma pergunta que as pessoas respondam você precisa seguir algumas regras.

Seja educado

Pessoas normais como você lerão sua pergunta.

Pessoas que tem compromissos, familias, trabalhos, preocupações. Elas estarão lhe fazendo um favor lendo e respondendo sua pergunta. O tempo dessas pessoas é tão valioso quanto o seu.

O mínimo que você tem que fazer é ser educado.

Não pergunte em caixa alta, não pergunte algo que você não pesquisou pelo menos um pouquinho antes, não peça para as pessoas fazerem o seu trabalho de graça.

Seja específico

Quanto mais específico você for com relação às ferramentas que está utilizando, mais fácil será de te ajudar.

Tente ser o mais específico possível. Exemplo: "Estou desenvolvendo um site em ASP.NET MVC 5 com Visual Studio 2015 no Windows 10 e quero fazer tal coisa mas não está funcionando".

Diga o que você está tentando fazer

É difícil ajudar alguém se você não sabe o que aquela pessoa quer fazer, certo?

Simplesmente dizer "esse código não funciona" ou "está dando erro" não vai te ajudar.

Explique o problema

Na hora de falar sobre o erro, imagine que você está explicando o problema para uma pessoa que está na sua frente. Se eu estivesse na sua frente, como você me mostraria o que está acontecendo?

É muito comum ver perguntas em que a pessoa simplesmente escreve: "olá estou tendo erro X no seguinte código". Seguido de um trecho de código gigantesco.

Que versão da tecnologia você está usando? Em que ambiente?
Está dando erro onde nesse código?
Em que momento o erro acontece? Quando você roda a aplicação? Quando clica em um botão?
Aconteceu depois que você fez alguma mudança específica? Funcionava antes?

Diga o que você já tentou

Coloque algo na sua cabeça: ninguém vai fazer o seu trabalho por você(a não ser nos casos em que você paga pra isso, é claro).

A probabilidade de alguém responder uma pergunta em que você simplesmente chega e diz "olá, preciso fazer X coisa em Y tecnologia" é bem próxima de 0.

O que voce já tentou?
Descreva exatamente o que tentou fazer e porque não funcionou. Forneça os links dos artigos que você já leu e tentou as soluções.

Lembre-se: quanto mais específico, melhor.

Ah...preguiça de fazer tudo isso

Pense que a preguiça que você tem de pesquisar e fazer uma pergunta bem formulada é equivalente à preguiça que outro programador vai ter de te ajudar.

Isso porque ele vai ter que te fazer perguntas como: que tecnologia você está usando? Em qual sistema operacional? O que você está tentando fazer? O que você já tentou? Antes funcionava?

Sendo bem sincero: se a pergunta não tem esses detalhes, eu nem dou atenção. Se você não se deu ao trabalho de fazer o mínimo pra pesquisar sobre o seu problema, não sou eu quem vai fazer.

E pode ter certeza vários outros desenvolvedores pensam como eu.

Evite abordar pessoas diretamente

Conhece um cara que você sabe que é fodão ou que manja bem da tecnologia que você usa? Ele é seu amigo? Tipo...amigo de verdade, não amigo de Facebook?
Se sim, é até ok você perguntar pra ele.

Caso contrário, não faça isso. De verdade. Não é legal.
Você não conhece essa pessoa e não faz a menor ideia das responsabilidades que ela tem. Ela pode até ser legal e te ajudar...mas é bem mais provável que ela simplesmente te ignore.

E não é por maldade.

Imagine que você está numa correria doida no fim do dia: sua esposa tá te acelerando pra ir pra casa, seu chefe tá te aloprando pra entregar o projeto e do nada vem uma pessoa que você nunca viu pedindo ajuda sobre um problema que ela está tendo. Me diz, qual a probabilidade de você parar o que está fazendo pra ajudar essa pessoa?

Na boa, vamos combinar que não faz sentido, né? (:

Geralmente quem tem conhecimento suficiente pra resolver problemas de outras pessoas cobra pra isso.

A única situação em que acho aceitável você abordar uma pessoa que não conhece é chegando nela e falando: "opa fulano, beleza? Sei que você manja de X tecnologia. Tô tendo um problema e fiz uma pergunta em tal comunidade, se tiver um tempo será que poderia por favor dar uma olhada depois? [link pra sua pergunta]".

Seja grato

Ajudar outros desenvolvedores é algo que você não faz por obrigação. Você faz porque tem conhecimento suficiente e gosta de ajudar.

E não ganha nada pra isso.

Agradeça, sempre.
O melhor pagamento é a gratidão. É ver que o conhecimento que você tem ajudou uma pessoa a sair de uma situação difícil (:


Quer ficar em dia com os meus posts e novidades? Se inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

comments powered by Disqus