« Voltar
em carreira produtividade
Aprendendo a fazer mais fazendo menos

Aprendendo a fazer mais fazendo menos.

Por mais atarefado que eu esteja, eu sempre tô pensando em novos projetos.

Hoje eu sou host de 3 podcasts: Hipsters On The Road, Carreira Sem Fronteiras e Scuba Dev. Organizo e faço lives toda semana no canal da Alura.
Tenho meu canal, newsletter, esse blog.

É sério: eu tenho trabalho infinito. Se eu quiser trabalhar de domingo a domingo, sempre vou ter coisas pra fazer.

E, mesmo assim...eu continuo pensando em coisas novas e querendo criar mais e mais.
Olhando pra trás, hoje eu percebo que sempre fui assim. Já teve vezes em que eu tava atolado de trabalho, resolvi atacar alguma ideia nova e tive o que o pessoal chama de burnout, que no meu caso ataca minha ansiedade e sídrome de pânico.

Além de me deixar fisicamente mal, fazer coisas demais tem um outro problema no meu caso: quando pego muita coisa pra fazer, a verdade é que não foco em nenhuma como gostaria. E hoje em dia eu tenho a plena certeza de que pra ficar bom em algo, a gente precisa fazer aquilo por muitas horas.

E bem, eu não sou nenhum idoso, mas estou com 34 anos e quero ser o melhor possível em algumas áreas da minha vida. Pra isso, eu preciso focar. Preciso ser um pouquinho melhor todos os dias em algo.

Ou seja: preciso fazer menos coisas e fazê-las melhor. Do início de 2021 pra cá, apesar de continuar com todos os projetos que mencionei lá no começo, eu não peguei nada novo. Ao contrário: eu parei de fazer certas coisas e tô o tempo todo vendo como melhorar o que já faço, criando processos e puxando pessoas pra me ajudar.

O que tem mudado pra mim:

Menos ansiedade: quando eu tenho coisas demais pra fazer, tô o tempo todo pensando nelas direta ou indiretamente. Tirar esse peso da minha mente me deixa muito mais tranquilo. Mais tempo livre: se eu fizer menos coisas, vou ter mais tempo, certo? E esse tempo eu posso gastar lendo, jogando, passando tempo com a minha família ou tomando uma cerveja. Descanso não é opcional. Eu consigo fazer melhor: focando mais em poucas tarefas me dá a oportunidade de fazer elas bem de verdade. Eu consigo descansar bastante e ao mesmo tempo continuar fazendo tudo que faço. Descansar muito não é sinônimo de trabalhar pouco.

E eu continuo tendo as minhas ideias de novos projetos. Afinal, ter ideias não é ruim certo?
Só que antes, quando eu tinha uma ideia que considerava boa, eu já logo ia tomar uma atitude pra começar a colocar ela em prática: comprar um domínio, começar um projeto, escrever um texto, etc.

Agora, eu anoto a ideia e deixo ela lá quietinha. De tempos em tempos eu lembro dela, vou lá e anoto mais uma coisinha ou outra.

Antes de começar algo novo, me pergunto:
Preciso mesmo fazer isso agora ou é só um impulso?
Eu vou ter tempo pra isso?
Fazer isso vai me dar algum tipo de satisfação e/ou mudar minha vida no longo prazo?

Que tal começar a tentar fazer menos agora?
Que tarefa tá te gerando mais ansiedade hoje?
É algo que você realmente precisa fazer?

Para um pouco e respira. Acerta sua postura, pega um copo de água. Pensa no que você tem pra fazer no dia de hoje e o que é realmente importante. Tem alguma coisa que você pode tirar?

Aprender a priorizar o que é importante de verdade leva tempo.

Eu ainda tô aprendendo. Mas pra mim o alarme é: se me gera ansiedade, é sinal que tem algo errado.
Pode até ser que eu esteja insistindo em fazer algo que na verdade eu não quero.

O que você acha disso? Como lida com as suas tarefas e a vontade de começar novos projetos?

comments powered by Disqus