« Voltar
em canada montreal talent montreal
A vida de um QA engineer em Montreal, no Canadá

A vida de um QA engineer em Montreal, no Canadá.

O Alekson foi palestrar pela primeira vez no TDC e mal sabia ele que lá ele encontraria a grande oportunidade de trabalho de sua vida.

Ele está vivendo e trabalhando como QA engineer em Montreal, no Canadá, e conta pra gente como é a vida e como foi esse processo de conseguir o emprego e se mudar pra lá.
E esse processo foi intermediado através de uma empresa chamada Talent Montreal, que inclusive estará em São Paulo em Julho procurando mais de 100 devs pra levar pra Montreal.

Você pode ver as vagas em aberto aqui. Quando você entra no site ele está em francês, mas é só clicar em "English" do lado direito superior que muda :)

Em qual empresa você trabalha e com quais tecnologias?
Eu trabalho na Intelerad Medical Systems e estou atualmente em uma equipe cloud como QA. Eu trabalho com Java e Python para backend, Protractor e Javascript para Frontend e Golang, Terraform e AWS para cloud-Infra.
Git, Bash e Gradle na base de tudo isso.

Inclusive, a Intelerad Medical Systems estará presente em São Paulo, no TDC, no final de julho deste ano. Venha conhecer meus colegas Mauricio e Hormoz. Estamos procurando contratar desenvolvedores Java (FE, BE e Web) e Cloud Architects também.

Quantos anos de experiência você teve quando se inscreveu no processo?
Eu trabalho na área de testes desde 2010, mas eu morei 1 ano na Irlanda para aprender inglês e também tive um ano e meio trabalhando na área de processamento de cartões, onde aprendi Linux e arquitetura de TI.

Quantos anos você tem?
Tenho 28.

Como foi o processo? Quantas entrevistas e testes?
Foi uma grande surpresa. Fui palestrar no TDC pela primeira vez na minha vida e minha intenção era apenas dar as palestras que fiz para o evento, nunca pensei que haveria uma missão de recrutamento no evento. Eu tinha um sonho de trabalhar na Europa com tecnologia, pois tinha trabalhado com faxina na época em que morei na Irlanda, e não consegui um trabalho de tester porque não tinha inglês suficiente e muito menos experiência. Vendo várias empresas de fora procurando pessoas no TDC, consegui uma entrevista para a Holanda e fiquei feliz.

Ao mesmo tempo, achei que o Canadá não seria interessante até que Rodrigo Fallavena me contou sobre o país e o Rodrigo Moutinho me apresentou para conhecer o estande da Montreal International. A partir daquele momento conversei com a Intelerad e vi que eles trabalhavam com Angular e Protractor e isso me chamou a atenção, mostrei meu Linkedin para eles e perguntei o que eu precisava para conseguir um emprego com eles. Eles me disseram: você tem tudo o que queremos.

Este foi o primeiro passo no processo e, em seguida, a pessoa de RH me contatou pedindo meu CV. Eu tive uma entrevista de meia hora com ela para discutir minha motivação e a oportunidade. Conversamos sobre mudar de país e de cultura e depois passamos para a entrevista final que era a parte técnica. A entrevista técnica foi via Skype, com dois desenvolvedores seniors e o gerente de contratação. Tive que codar para eles e falar sobre minhas experiências anteriores.

Foi um teste bastante desafiador e fiquei feliz por me sair bem.

Você estava sozinho ou com a família?
Eu vim sozinho e trouxe meu gato. Ele é minha familia do Canadá! :D

Como foi a adaptação ou como foi? Tem sido muito boa. Montreal é maravilhosa, infraestrutura de primeiro mundo, bilíngue e com muitas opcoes de atividades.

Meu trabalho é em inglês, tive problemas para entender o idioma no inicio e agora já tá fluindo com maior facilidade. Achei que meu inglês era ruim, mas eu não tava com ouvido acostumado ao ponto de entender pessoas de vários idiomas do mundo todo e ao mesmo tempo ter que aprender tecnologias diferentes e novas. Várias das tecnologias que estou trabalho eh novidade pra mim e também novidade para a empresa, todos aprendendo juntos.

Na sua opinião, o que você vê de vantagens e desvantagens da vida aí? A vantagem é que você mora em um país justo e pode ter coisas que no Brasil seriam restritas à classe média/alta. Exemplo: o iPhone XR é gratuito se você optar por um plano de dois anos que custa 80 dólares canadenses por mês. Para quem ganha em dólares, isso é muito pouco.

Outra vantagem: você pode ser quem você quer ser sem alguém te julgar ou te derrubar. Na Intelerad por exemplo, todo mundo tem espirito de comunidade, tentando se ajudar e crescer juntos. O sucesso organizacional é mais importante que os indivíduos. É um local de trabalho muito mais positivo do que o eu estava acostumado no Brasil.

Além da vantagem de viver em um lugar que é o primeiro mundo, com o sistema de saúde gratuito e sistema de transporte que realmente funciona.

Desvantagens? Estar longe da família e amigos. Além disso, para permanecer no Canadá a longo prazo, eu tenho que aprender francês intermediário em 1 ano, e isso é um desafio, mas também uma ótima oportunidade de crescimento. Além de ser tudo novo, tudo está em um idioma diferente e isso torna nosso cansaço mental maior. Também falam sobre o inverno no Canadá mas eu não passei por isso ainda.

E a situação salarial? Seu salário lá em relação ao Brasil aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Em números é praticamente o mesmo, mas o custo de vida é menor no Canadá. Basicamente, o que eu ganho vale 3 vezes mais e o que eu preciso para viver é muito menos. Aqui as pessoas podem viver com 1200 mensais, e aqueles que trabalham com tecnologia ganham muito mais que isso. A vida é muito boa para a nossa área! :)

Pra quem pensa em ir morar aí também, que dicas você dá? Se preparar ao máximo, investir MUITO no inglês e se possível no francês.
Eu precisava aprender a programar e eu dei meu máximo nos últimos anos, porque sabia que um dia chegaria a hora de usar isso na minha carreira e que isso seria a minha porta de entrada pro exterior.
Eu achei que demoraria mais uns 2 anos pra eu morar fora e por isso não esperava em vir pra cá tao rápido, mas a vida compensa pra quem se esforça e as vezes surpreende! :)

O que tem de legal pra se divertir e curtir a cidade?
A cidade tem festival todo tempo do ano. Festival de música, artes, comida, bebidas. Montreal tem muito pub com cerveja boa e barata.

Turismo no canada é imenso e estamos a 6 horas de carro de Nova York.
O Cirque de Soleil é original daqui e fica ate julho. Tem GP de fórmula um todo ano e isso pára a cidade. Bem legal!
Além disso, tem muitos parques no verão com sol até tarde, muito esporte e bastante festas. Pra quem gosta de games, montei um pc gamer com pouco dinheiro e estou pronto pro inverno também!


O Alekson também tem um canal no Youtube onde ele conta sobre a vida em Montreal, confira.

Outros posts que você talvez goste:
Conselhos que eu queria ter recebido no início da minha carreira
Porque eu troquei meu Linux por Windows

Quer ficar em dia com os meus posts e novidades?

Participe do grupo no Telegram!

Aproveite e também e inscreva na minha newsletter, me segue no Twitter e na minha página!

Se você gosta dos meus posts, me apoie pra eu manter tudo aqui funcionando!

comments powered by Disqus