« Voltar
em carreira soft skills
A importância de elogiar o trabalho alheio

A importância de elogiar o trabalho alheio.

Eu trabalhei por muito tempo sem saber dar ou receber um feedback apropriado.

Teve até um episódio em que eu fui até o gerente de outra pessoa falar que ela não estava fazendo um bom trabalho... e fiz isso de um jeito não muito legal que acabou criando uma situação super chata. Mas essa história fica pra outro dia.

Hoje quero falar sobre a importância de dar feedback positivo sobre o trabalho das pessoas que você lida no dia a dia.

Por que você deveria fazer isso?

Existem muitas razões para se elogiar o trabalho de alguém.

Mas acho que a principal é: ajudar a pessoa a crescer.

Nem todo mundo tem certeza se o que está fazendo realmente é a melhor solução possível. Quando você elogia essa pessoa, mostra que sim, aquela foi a melhor solução. Que ela tomou a decisão certa ao fazer aquilo, que aquele é o caminho que ela deve seguir no futuro. Sentir que está no caminho certo é essencial para todos, mas é ainda mais valioso para profissionais de nível júnior.

Essas pessoas precisam entender o que estão fazendo de errado, mas precisam mais que tudo entender o que estão fazendo certo.

Isso vai ajudá-los a se sentir mais confiantes e tentar repetir esse comportamento no futuro.

Outro ponto é a questão de promoção e crescimento dentro do time e da empresa.
Promoções geralmente são dadas baseadas em uma série de evidências: tarefas entregues, bugs resolvidos, projetos finalizados e algumas mais subjetivas como proatividade.

E, nem sempre, as lideranças têm tempo de reunir todas essas evidências.
A gente sabe que deveriam, né? É o trabalho dessas pessoas. Mas também sabemos que nem sempre isso acontece, especialmente onde os processos não são 100% organizados e com muita gente.

A Vanny mesmo citou um exemplo disso em uma thread que fiz lá no twitter:

Logo, evidenciar o trabalho de alguém pra sua liderança pode ajudar a dar a ela uma visibilidade que ela não tinha. E isso vai ajudar ela a crescer.

Seja específico

Não chegue na pessoa ou na liderança dela e diga que "fulano tá mandando bem" ou algo genérico.

  • O que foi que a pessoa fez?
  • Em qual projeto/tarefa?
  • Qual foi o impacto positivo que isso teve?
  • Quando isso foi feito?
  • Ela já fez isso mais de uma vez?

Pra quem você deve elogiar?

Eu sou a favor de direcionar esse elogio pra pessoa, pra liderança e, se puder, elogio até publicamente aqui no blog, nas minhas lives e redes sociais.

Mas, tem um ponto de atenção aqui: por mais que falar pro chefe de alguém que essa pessoa tá mandando bem soe como algo positivo, pode nem sempre ser assim.

Cuidado antes de elogiar

Antes de conversar com a liderança de alguém, elogie essa pessoa diretamente e pergunte se faz sentido que você faça o mesmo com a chefia dela.

Por que?

  • Algumas pessoas têm chefes horríveis que podem, por n razões, se sentirem ameaçadas por elas estarem mandando bem. Eu já trabalhei com gente assim é uma da piores coisas que podem acontecer com alguém no ambiente de trabalho.
  • Tem gente que não quer ser elogiada assim simplesmente porque não quer, não gosta e acha que já tem reconhecimento suficiente. E tá tudo bem.
  • E se a pessoa estiver te ajudando com algo que não deveria? Normalmente, ajudar com algo que não necessarimente é seu trabalho é visto como proatividade. Mas e quando você tem algo que seu chefe considera mais prioriário agora e você não tá trabalhando como ele espera? Aí pode complicar.

É importante perguntar antes.

Todo mundo pode elogiar

Mas eu sou iniciante, será que faz diferença eu elogiar o trabalho de alguém mais experiente?

Talvez você não se sinta confiante ou não tenha tanta experiência para elogiar tecnicamente detalhes. Mas você ainda pode dizer como a pessoa te ajudou com uma tarefa específica, como te incentivou, como te mostrou o caminho ou como o trabalho dela te inspira.

Você costuma fazer isso?

Conta pra mim: você já tem o hábito de elogiar as pessoas? Tem alguma história legal de alguém que te elogiou e isso impactou positivamente na sua vida? Conta pra mim :)

E ah, não deixe de se inscrever em minha newsletter semanal.

comments powered by Disqus