« Voltar
em web frontend

A estrutura de um navegador.

Os navegadores em geral são estruturados da seguinte forma:

Interface de usuário(User Interface): essa é a interface que nós utilizamos: os menus, a barra de endereços, os botões avançar/voltar/atualizar, etc. Todas as partes do navegador que não faz parte das páginas em si.
A engine do navegador(Browser Engine): faz o meio campo entre a Interface de Usuário e a engine de renderização.
A engine de renderização(Rendering Engine): como o próprio nome diz, essa é a parte que renderiza e mostra o conteúdo solicitado. As engines que temos hoje em dia são Trident(Internet Explorer), Gecko(Firefox), Webkit(Safari) e Blink(Chrome e Opera) que é um fork do Webkit.
Camada de comunicação(Networking): essa é a camada responsável por fazer as chamadas HTTP. Essa camada tem implementações diferentes dependendo da plataforma em que o navegador estiver sendo executado. Backend da UI(UI Backend): essa parte "desenha" coisas básicas janelas e combo boxes. Esse backend expõe uma interface genérica que não específica para cada plataforma.
Interpretador Javascript(Javascript Interpreter): parseia e executa Javascript.
Camada de armazenamento(Data Storage): essa camada serve para fazer armazenamento de dados localmente, como cookies.

Isso é só um resumo, tem muito mais coisa (:

Fonte: http://www.html5rocks.com/en/tutorials/internals/howbrowserswork/


Quer ganhar 15% de desconto pra gastar na Casa do Código e ainda ficar em dia com as minhas postagens e outras promoções e sorteios legais? Assina minha newsletter: http://gabsferreira.com/newsletter/ (:

Se quiser, curta minha página no Face também! O endereço é https://www.facebook.com/devgabsferreira

comments powered by Disqus