« Voltar
em carreira tecnologia
7 lições que aprendi depois de trabalhar por oito anos na mesma empresa

7 lições que aprendi depois de trabalhar por oito anos na mesma empresa.

Esse mês eu faço 8 anos no que hoje chamamos de Grupo Alura.
Comecei a trabalhar na primeira empresa do grupo, a Caelum, em 2014. Entrei como instrutor de cursos de .NET.

É, de longe, a empresa que passei o maior tempo em 15 anos de carreira em tecnologia.

Esses dias andei pensando em minha trajetória até aqui e fui anotando alguns pensamentos que tive das coisas que eu aprendi. Queria compartilhar com você :)

6 meses trabalhando em uma empresa não é nada

No início da minha carreira eu queria coisas rápido. Queria ganhar mais logo. E isso me fez trocar de emprego algumas vezes (não tantas quanto eu gostaria na época, confesso).

Hoje olho pra trás e vejo que as empresas que fiquei pouquíssimo tempo não me agregaram em praticamente nada no longo prazo. 6 meses não dá tempo de você aprender direito a cultura do time, as pessoas, entender o negócio de verdade.

Claro que isso é muito relativo e em alguns casos pode ser diferente. Mas no meu, não foi. Se eu precisasse fazer tudo de novo, ficaria mais tempo em alguns lugares e me aprofundaria mais tecnicamente antes de tentar mudar de emprego.

Crescimento = trabalho duro + constância

Eu já pensei que pra crescer dentro da empresa precisava criar algo simplesmente incrível da noite pro dia, algum projeto que mudasse tudo ou algo do tipo.

Apesar desse cenário acontecer às vezes, na grande maioria dos casos os projetos demoram pra dar certo, não importa o quão genial sejam. E pra darem certo, é preciso trabalhar neles todos os dias, um pouquinho todo dia. Aprender com os erros, repetir, melhorar.

Pessoas vêm e vão: aprenda a lidar com elas

Programar e lidar com tecnologia é fácil: a parte mais difícil do trabalho é a que envolve pessoas.
(ok, programar não é fácil, mas você entendeu o que eu quis dizer).

Eu já trabalhei com pessoas que eu não simpatizava muito, ou que tinha alguma dificuldade de alguma forma. E eu sei como é. Em alguns momentos, é normal se chatear com algumas pessoas quando certas coisas não saem da maneira que a gente imagina/espera. Tem gente que leva pro pessoal.

E na boa: a gente não pode levar trabalho pro pessoal. É trabalho. Você tá ali pra resolver os problemas da empresa e pra isso tem que lidar com pessoas que fazem outras coisas. Às vezes essas pessoas não estão bem em suas vidas ou têm algum tipo de dificuldade de se relacionar. E "essas pessoas" podem incluir você.

Lembre-se: é trabalho. Foque no que tem que ser feito, fale com as pessoas que tiver que falar e tá tudo bem. Amanhã ou depois pode ser que você nem esteja mais lidando com quem lida hoje em dia. O importante é encontrar um processo pra fazer o que é necessário acontecer.

É possível criar boas relações sem amizade

No início da minha carreira, eu ia pro bar com a galera da firma, às vezes ficava na empresa até mais tarde pra jogar, marcava rolê, etc.

Hoje em dia eu não faço isso.

Pra falar que não faço, tem algumas pessoas da empresa que estão há bastante tempo que nem eu que construi uma amizade e de vez em quando a gente se encontra fora do trampo pra tomar umas cervejas. Mas são poucas.

E tá tudo bem. Você não precisa ter a amizade das pessoas que trabalha pra formarem uma equipe incrível.

Trate as pessoas bem, sempre lembrando que é trabalho.
Se importe genuinamente com os problemas profissionais que elas tem no dia a dia.
Se interesse por esses problemas e como você pode ajudar elas a resolverem.
E muito importante: compartilhe todo o conhecimento que puder. Não guarde pra si.

Se fizer amigos, ótimo. Mas não esquece que esse não é o objetivo.

Crie as oportunidades, não espere te darem "permissão"

Tem vontade de trabalhar em um setor diferente da empresa? Ou de repente criar um projeto ou uma área que não existe?

A primeira coisa que você pode pensar é: vou falar com a pessoa que me lidera pra avisar dessa minha vontade. E eu já fiz isso meio que esperando a pessoa falar "legal, pode sair da sua equipe e ir fazer isso então".

Supondo que você esteja fazendo seu trabalho bem no dia a dia e não tenha nenhum problema, por que sua/seu chefe fariam isso? Mexer em time que tá ganhando simplesmente por que você quer?

A solução é você correr atrás dessa posição/projeto antes de pedir algum tipo de permissão ou expressar vontade.

Se for uma posição em outra equipe, se envolva com as pessoas de lá, aprenda mais sobre o trabalho delas, entenda os rituais, troque conhecimento, ofereça algum tipo de ajuda se fizer sentido.

Se for um projeto, estudo a fundo sobre o assunto, traga dados e evidências do porque ele seria bom, mostre o que já fez, apresente cases de sucesso, escreva sobre o assunto em algum lugar. Comece você a dar os primeiros passos nesse projeto.

(se você leu até aqui e tá curtindo esse texto, deveria se inscrever na minha newsletter).

É fácil se acomodar

Depois de alguns anos trabalhando com as mesmas pessoas, é normal a gente ficar confortável a ponto de se acomodar.

Se acomodar não precisa ser necessariamente algo ruim, mas pra mim em alguns momentos foi. Me acomodar acabou me deixando tranquilo demais e cheguei a falhar no trabalho arroz e feijão do dia a dia simplesmente por estar tranquilo demais.

Por isso, é importante sempre prestar atenção se você não tá se acomodando demais. Você tem pra onde crescer onde está agora? Você aprende coisas novas no dia a dia?

Trabalhar com quem te trata como ser humano faz toda a diferença

A principal razão pela qual eu tô há tanto tempo nessa empresa é porque eu não sou só um número na Alura. Eu sou realmente tratado como uma pessoa.

Já tive momentos ruins dentro da empresa profissionalmente falando. Momentos em que cometi erros e passei por coisas que em qualquer outro lugar eu seria demitido. Mas as pessoas sempre souberam da minha paixão pela missão da empresa e como eu gostava de trabalhar lá e, ao invés de me demitirem, tentaram entender o que tava acontecendo comigo e me colocaram pra fazer outras coisas.

Uma época minha esposa teve um problema de saúde repentino e teve que ficar uma semana internada no hospital. Fiquei com ela lá a semana toda e simplesmente não consegui trabalhar. E tudo bem pra empresa, eles entenderam o momento. Sem atestado, sem férias, sem nada disso.

Não tô bem? Aviso minha líder que não vou trabalhar hoje.

Preciso ir no médico ou resolver alguma coisa fora de casa? Se não impactar em nenhum compromisso da empresa, eu não preciso avisar ninguém.

Fora o sentimento de ser ouvido, de sentir que minha opinião é valorizada e ver o meu trabalho fazer a diferença. A combinação de tudo é incrível.

Enfim, é isso... e você? O que te faz ficar em uma empresa? O que você mais valoriza em um projeto de longo prazo?

comments powered by Disqus