« Voltar
em carreira programação
6 mitos sobre programação

6 mitos sobre programação.

Você já deve ter ouvido falar várias coisas da área de programação. Algumas são verdade, outras não.

Vou colocar aqui os 6 coisas que às vezes a gente ouve por aí que, na minha opinião, são apenas mitos :)

1. Você precisa de uma faculdade para trabalhar com programação

Não, você não precisa. Vai te ajudar e vai te abrir muitas portas? Vai.

É possível aprender praticamente tudo que você precisa para trabalhar com desenvolvimento de software sem cursar uma faculdade: fazendo cursos, lendo livros e programando na sua casa.

Eu conheço muitas pessoas que trabalham na área e não tem formação. Eu sou uma delas e, apesar de não estar hoje trabalhando direto com código o tempo todo, trabalhei por muitos anos como programador profissional.

Isso quer dizer então que você não precisa fazer faculdade? Absolutamente não.

A faculdade vai te introduzir a vários assuntos que são importantes, te ajudará a conhecer pessoas e é porque você está lá que você irá conseguir um estágio, seu primeiro contato com a área de verdade. É essencial que você tente um estágio antes de terminar sua graduação, pois ele vai contar como experiência na hora de conseguir uma vaga fixa.

Ou seja: você pode trabalhar na área se graduação, mas ela irá te abrir portas e talvez deixar o seu caminho um pouco mais fácil.

2. Sou muito velho pra programar

Olha...eu não vou mentir pra você aqui: existem algumas empresas que, infelizmente, tem um preconceito sim quando encontram pessoas mais velhas começando na área.

E isso não faz o menor sentido, afinal programar é um trabalho 99% intelectual e a idade não costuma interferir nesse tipo de coisa.

Mas olha só: dá sim pra você começar a programar depois dos seus 30 anos e conseguir seu espaço na área. Pode ser que você tenha que passar um ou outro obstáculo que não teria se tivesse 20 anos, mas eu conheço várias pessoas que começaram "tarde" e hoje estão aí no mercado.

Lá na Caelum mesmo já tivemos mais de um estagiário com mais de 30 anos.

3. Programar é fácil

A cada ano que se passa, programação se torna uma habilidade mais e mais popular.
E aí surge todo tipo de livro, curso, treinamento de tudo quanto é empresa.

E tem algumas que dizem que todo mundo pode aprender a programar porque programar é fácil.
Olha...todo mundo pode aprender a programar sim. Mas programar está longe de ser uma coisa fácil.

Quando você está começando, demora um bom tempo até aprender os conceitos básicos de uma forma que se sinta realmente confiante pra começar a criar seus próprios programas sem precisar ficar pedindo ajuda de ninguém.

Claro que algumas pessoas têm mais facilidade que outras, mas no geral é necessário um bom tempo de esforço, estudo e dedicação pra realmente se tornar uma pessoa que programa bem.

Às vezes pode demorar um pouco, mas ter dificuldades é normal.

4. Devs são gênios

Às vezes você fala pra uma pessoa que você é programador e ela fala "nossa, mas você deve ser muito inteligente". E talvez você seja mesmo.

Mas você não precisa ser uma pessoa com inteligência fora da curva pra programar. Você precisa conseguir aprender, e só.

Todas as pessoas que programam antes não sabiam. Elas estudaram muito, escreveram bastante código e hoje são boas nisso.

5. X Linguagem é a melhor de todas

Cada linguagem tem sua finalidade e contexto pra ser utilizada. E nenhuma é perfeita: todas tem vantagens e desvantagens.

Uma das coisas fazem de você um profissional realmente diferenciado é saber distinguir as vantagens e desvantagens de cada uma, quando usar uma ou outra e não se prender à tecnologias.

6. Ser um bom dev = escrever muito código

Ser dev é ler muito código e documentação, entender e abstrair estruturas complexas, revisar código, apagar código quando necessário, usar técnicas de debug pra resolver problemas, entender as necessidades do cliente, saber se comunicar com outros devs e pensar muito.

Às vezes colocamos muita ênfase em escrever, quando o trabalho é muito mais do que isso.


Outros posts que você talvez goste:
Produzindo e entregando comida com Javascript
14 perguntas pra fazer em uma entrevista de emprego de programação
Pensando em desistir de programação?
As empresas querem os melhores devs, mas ninguém quer criá-los

Se você gosta dos meus posts, me apoie pra eu manter tudo aqui funcionando!

comments powered by Disqus